Você gostaria de identificar o público-alvo do seu e-commerce?
Se a sua resposta for sim, saiba que esse é um dos principais passos para ter uma empresa ou negócio de sucesso.
Se eu perguntar a você: Para quem a sua empresa vende? Qual seria a sua resposta? Acredito que a resposta de muitos seria, vendo para todo mundo.
Muitos são os empreendedores que por falta de uma identificação clara do público-alvo do negócio, cometem o erro de querer agradar a todos, pois é impossível agradar a todo mundo.
Como diz o ditado: “Quem luta para agradar todo mundo, acaba por não agradar ninguém.” Para garantir que você não desperdice os seus esforços com pessoas que nunca irão comprar os seus produtos/serviços, preparamos 6 Dicas que certamente irão ajudar você a definir melhor o público-alvo do seu e-commerce.
O que é um público-alvo?
Público-alvo é um grupo específico de consumidores que possuem características ou necessidades semelhantes, para as quais você vai dedicar os seus esforços de marketing e venda.
Essas características podem ser: sexo, faixa etária, renda, localização, profissão, hábitos ou interesses.
Importância de identificar o público-alvo do seu e-commerce
Definir o público-alvo do seu negócio de comércio electrónico é fundamental para evitar criar uma estratégia de negócio fracassada que teve como alvo, pessoas erradas.
Existem diversos factores que fazem os consumidores comprarem um determinado produto ou serviço, factores como por exemplo: necessidade, desejo, preço baixo, localização, busca de qualidade, promoção, status e outros.
As motivações de compra dos consumidores são diferentes, por isso, é indispensável que você tenha um público definido de potenciais consumidor, com isso, evitará gastar dinheiro e esforço desnecessário.
Em suma, é importante para garantir que todos os seus recursos investidos, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, se transformem em reconhecimento do público e sejam traduzidos em vendas e receita para o seu negócio.
Comece agora a definir e identificar o público-alvo do seu e-commerce, seguindo essas dicas:
1- Conheça o seu mercado de actuação
Antes de você definir o perfil do consumidor que deseja alcançar, é indispensável conhecer o mercado que deseja actuar, não precisa passar pela experiência de começar um negócio e não poder avançar por não ter conhecimento necessário sobre a realidade do mercado que pretende investir, por isso, conheça bem o seu nicho de mercado.
Analise as características do seu segmento, seu potencial de crescimento e quais as necessidades do público comprador em potencial que você pretende alcançar.
2- Faça pesquisas
Conhecer o seu consumidor deve ser a cora do seu negócio online.
Comece por fazer pesquisa com as pessoas que já compraram na sua loja online, para isso, separe algumas perguntas, de coisas que deseja saber do seu potencial cliente.
Por exemplo, tópicos como esses não podem faltar na sua pesquisa:
- Faixa etária;
- Endereço;
- Interesses;
- O que o incomoda
- Motivos para comprarem.
Essa pesquisa ajudará a conhecer as reais necessidade do seu potencial cliente, e deste modo criar estratégias especificas para atender essas necessidades.
Bem como, saber que tipo de linguagem você vai usar para se comunicar com os seus potenciais consumidores, e para isso, será indispensável você usar o marketing de conteúdo na sua estratégia de venda.
3- Segmente o seu público-alvo
Depois de fazer a pesquisa, você precisa dividir esse grupo em pequenos segmentos, ou seja, precisa filtrar os consumidores de modo a se dedicar naqueles que realmente têm as características que o seu negócio atende.
Pensa comigo: por qual motivo você ofereceria um carro novo para um menino de 14 anos, ou uma boneca da Cinderela à uma mulher empresária? Sem ter um público-alvo segmentado este tipo de coisa pode acontecer.
Por isso, você precisa pensar sempre na segmentação do seu público-alvo antes de dar início ao empreendimento online, tudo porque ajuda a determinar qual solução o seu negócio trará efectivamente para o consumidor final. Também auxilia no posicionamento da sua marca na internet.
O segredo de segmentar o público-alvo da sua loja online, está em oferecer soluções que seu público realmente precisa e não tentar empurrar um produto só porque você acha que é bom.
4- Analise a concorrência
Acompanhar o público do seu concorrente é uma forma eficiente de saber qual mercado você deve atender.
Você precisa analisar a sua concorrência porque se ela vende o mesmo produto ou serviço, então, possivelmente o público-alvo do seu concorrente seja também o seu.
Por isso, as empresas do segmento de e-commerce precisam estar sempre cientes dos produtos e serviços usados por seus concorrentes.
Porque a diferença pode estar somente na estratégia de marketing e venda. Se a sua loja virtual é nova no mercado, procure pesquisar se existem outras lojas online que prestam o mesmo serviço ou têm o mesmo modelo de negócio que você, e analise de igual modo, como é o público-alvo dessas empresas.
5- Alcance o potencial cliente
Uma coisa é certa, no início do negócio, esperar que o consumidor chegue sozinho é completamente impossível no comércio electrónico.
Por isso, depois de ter as informações necessária do público-alvo do seu e-commerce, é necessário estabelecer um processo de marketing a fim de atrair esses consumidores.
Estruture uma campanha de divulgação eficiente, unida às necessidades que os potenciais consumidores manifestaram , certamente gerará clientes para seu negócio.
Contudo, você deve saber quais canais na internet serão mais eficientes para divulgar a sua campanha, porque o seu negócio precisa estar onde o seu público-alvo está.
6- Mantenha o foco na fidelização do seu cliente
Quando os potenciais clientes da sua loja online comprarem o seu produto ou serviço, não fique descansado, você precisa fazer o trabalho de pós-venda com objectivo de fidelizar o cliente no seu negócio.
Manter o foco no cliente e em como ajudá-lo nos seus desafios diários é uma das melhores formas de fidelizar o público-alvo da sua loja online.
Conclusão
Mais do que simplesmente vender produtos, você precisa garantir que os seus clientes tenham experiências inesquecíveis com seu e-commerce.
Lembre-se: são as experiências que ficam guardadas na memória e são compartilhadas com outras pessoas. Uma experiência de compra é bem-sucedida quando o consumidor encontra o que procura, com um preço justo e de fácil acesso.
Por isso, ter o público-alvo do seu e-commerce bem definido deve fazer parte da sua estratégias de negócio numa loja online.
Com certeza, o público-alvo do seu negócio está directamente relacionado com os serviços ou produto que você oferece.
Então, esse artigo tirou as suas dúvidas sobre como definir o público-alvo do seu negócio?
Compartilha nos comentários as outras dúvidas que você tem sobre o assunto.