Há alguns anos o mundo Digital era novidade para os angolanos.
Hoje em dia é uma realidade que faz parte do dia a dia pessoas, empresas e negócios.
O comércio electrónico em Angola tem sido uma revolução no atendimento às necessidades dos consumidores de forma prática e conveniente.
Com apenas alguns cliques, os consumidores podem encontrar uma ampla variedade de produtos e serviços, desde alimentos e vestuário até eletrônicos e artigos para o lar.
Com o crescimento do E-commerce, as empresas estão investindo cada vez mais em lojas online para garantir uma experiência de compra simples e conveniente.
Neste artigo, vou compartilhar com você as principais tendências do comércio electrónico que estão impulsionando o crescimento das vendas online em Angola.
Principais factores responsáveis pelo crescimento das vendas online em Angola
- Em destaque nos principais meios de comunicação do país
- Acesso à internet
- Uso das Redes sociais
- Adesão ao serviço de campanhas patrocinadas nas redes sociais
- Meios de pagamentos
- Melhores Soluções de compra
- Facilidade de obter uma loja virtual
- Serviços de entrega de mercadoria
- Isolamento social (covid-19)
- Por que os consumidores optam pelas compras online?
- O que você ganha ao investir nas vendas online em Angola?
- Conclusão
Em destaque nos principais meios de comunicação do país
Nos últimos tempos, os meios de comunicação tradicionais e algumas instituições públicas têm vindo a dar uma grande importância ao impacto do comércio eletrónico na economia nacional, promovendo também esta modalidade de comércio.
Comportamento de compra dos consumidores
Estamos vivendo na era da informação, em que os consumidores procuram cada vez mais informações sobre os produtos ou serviços antes de tomar a decisão de compra.
Através da internet, as pessoas estão a realizar compras de forma mais consciente e informada.
Hoje em apenas um clique muitos angolanos conseguem toda informação relacionadas aos produtos, bem como comparar os preços de modo a garantir a melhor opção de compra.
É cada vez mais recorrente a pesquisa de informações quer seja por meio de amigos, familiares e principalmente na internet.
À medida que os consumidores desejam encontrar produtos/serviços de qualidade e com preços acessíveis, é cada vez mais comum optarem por plataformas de compras online.
Por outra, existem um número significativo angolanos que efectuam compras em lojas online internacionais , bem como, de serviços de streaming (Netflix, Spotify).
Em Angola, a empresa NCR é uma das pioneiras do comércio eletrónico e milhares de pessoas têm acessado diariamente a sua loja online.
Isso faz com que cada vez mais pessoas ganhem confiança nessa forma de comércio.
A tendência é que o número de pessoas que optam por fazer compras online aumente, devido à variedade de produtos e serviços oferecidos, bem como aos preços atraentes em comparação com as lojas físicas.
O hábito de compra dos jovens angolanos mudou
São os jovens de hoje que serão os adultos de amanhã, e eles utilizam a tecnologia com menos receios em comparação aos adultos.
Acesso à internet
Angola conta com mais de 9 milhões de utilizadores de internet, segundo o relatório estatístico fornecido pela entidade reguladora deste sector INACON.
Nos últimos anos o crescimento tem sido exponencial conforme ilustra o gráfico acima.
O acesso a internet em angola tende a continuar a crescer devido a factores como:
- Pacotes económicos de Internet
Os provedores de internet têm como parte da sua estratégia comercial, planos económicos que permitem aos utilizadores desfrutar deste serviço, independentemente do seu perfil financeiro.
Algumas empresas oferecem opções de pacotes de internet diários, semanais e mensais.
Essa abordagem comercial tem auxiliado os consumidores a acessarem diariamente produtos e serviços nos canais digitais.
- Preço dos Smartphones
Agora, há uma grande variedade de smartphones disponíveis, desde os modelos mais avançados até os mais acessíveis.
O preço já não é mais um fator crítico, pois há smartphones para todos os tipos de orçamento.
A facilidade com que as pessoas podem adquirir um smartphone impulsiona diariamente o número de utilizadores de telefone em Angola.
De acordo com o INACON existem actualmente mais de 19 milhões de utilizadores de telefonia móvel em Angola.
Com o crescimento dos utilizadores de smartfones em angola também surgem muita procura de bens e serviços na Internet.
Uso das Redes sociais
O relatório digital elaborado pela Hootsuite e Kepios revelou a existência de 3,70 milhões de utilizadores de redes sociais em Angola em Janeiro de 2023.
Apenas uma parcela de 10% da população angolana utiliza as redes sociais, o que ainda é uma quantidade reduzida. No entanto, o impacto dessas plataformas já é bastante significativo.
O Facebook, WhatsApp e Instagram são as redes sociais mais usadas para fins comerciais em Angola.
Além disso, o comércio eletrónico de alimentos está se tornando cada vez mais popular, pois os comerciantes desejam oferecer uma ferramenta que permita aos seus clientes interagirem com a loja física.
Adesão ao serviço de anúncios patrocinadas nas redes sociais
As empresas e negócios têm recorrido cada vez mais aos anúncios pagos oferecidos pelas midias sociais Facebook e Instagram.
As redes sociais além de serem uma poderosa ferramenta de marketing para os negócios, também são igualmente usadas como canal de venda de bens e serviços sem a necessidade de recorrer a um estabelecimento fisíco.
As empresas e utilizadores das mídias sociais com frequência recorrem ao serviço de anúncios patrocinados para adquirir mais seguidores, promoção de produtos ou serviços, tráfego para websites e apps.
Os ótimos resultados obtidos através de anúncios online incentivam as empresas, negócios e produtores de conteúdo digital a investirem cada vez mais nessa forma de publicidade.
Meios de pagamento electrónico
Desde 2015, têm surgido no mercado angolano novas opções de pagamento eletrônico.
Serviços como E-Kwanza BAI, Multicaixa Express, Bai Directo, foram criados com o objetivo de tornar os pagamentos de bens e serviços mais fáceis.
A população angolana está se adaptando a esses novos meios de pagamento para aproveitar ao máximo em seu dia a dia.
Esses meios de pagamentos online tendem a ser usados nas lojas virtuais para dar ao consumidor uma variedade de opções e comodidade nas transacções.
Os bancos em Angola estão cada vez mais a oferecer opções de pagamento online, que visam proporcionar maior praticidade e mobilidade na hora de pagar por produtos e serviços.
E o melhor de tudo é que a população está aderindo gradualmente a essas novas formas de pagamento online.
O Banco Nacional de Angola promoveu recentemente um laboratório de inovação de sistema de pagamentos denominado LISPA que promete nos próximos tempos lançar novas modalidades de pagamentos que poderão também potencializar o comércio electrónico em Angola e originar novas soluções de compra.
Melhores soluções de compra
No actual contexto de crise económica que tem afetado o país nos últimos anos, os consumidores estão cada vez mais atentos quando fazem as suas compras.
A tendência atual é que os consumidores pesquisem antes de efetuarem as suas compras.
E a Internet facilita essa pesquisa e comparação de preços antes de tomar a decisão final de compra.
Por isso, com esta dinâmica, haverá maior migração de compras físicas para compras online.
Dito de outra maneira, muitas intenções de compra começarão online e terminarão na loja física ou vice-versa.
Actualmente já existem muitas lojas virtuais em Angola que oferecem soluções de compras cómoda e segura.
Entretanto, podemos considerar que o comércio electrónico em Angola encontra-se ainda estado embrionário.
Mas com um caminho bastante promissor, visto que o comércio electrónico já é uma realidade em muitos países e tem crescido de forma continua.
Facilidade de obter uma loja virtual
A plataforma OLX, que infelizmente foi encerrada por razões desconhecidas, costumava ser o principal intermediário de compras online em Angola.
No entanto, com o passar do tempo, essa plataforma apresentou algumas limitações, o que fez com que perdesse credibilidade e, consequentemente, desaparecesse do mercado.
Diferentemente de uma loja online que geralmente se concentra na venda de produtos ou serviços e com uma supervisão rigorosa das reservas, pagamentos e entregas das compras realizadas.
Nunca foi mais fácil do que agora, abrir sua própria loja virtual, encontrar um produto para vender ou iniciar uma campanha publicitária.
Surgem diariamente no mercado angolano algumas empresas que dão suporte a plataformas de E-commerce e Marketplace.
No futuro próximo, veremos ainda mais empresários a atravessar o mundo do comércio electrónico em Angola, tudo porque talvez não tenham tido os meios para fazê-lo anteriormente.
Serviços de entrega de mercadoria
Varias formas de de entrega de mercadoria têm sido implementadas, e cada vez mais pessoas têm efectuado compras de bens/serviços na Internet.
Existem actualmente empresas nacionais e internacionais que diariamente tem feito a entrega de mercadorias aos consumidores que têm efectuado compras na internet.
Nos últimos anos muitos consumidores passaram a viver em zonas de fácil acesso como centralidades e condomínios o que tem possibilitado a adesão de serviços online de entrega ao domicílio.
Isolamento social
Sem dúvida, o surgimento da pandemia COVID-19 trouxe muitos desafios para os negócios em todo o mundo, e em Angola não foi diferente.
Na fase de isolamento, enquanto muitas empresas fecharam as portas, a internet continuou aberta e disponível para todos.
Essa nova realidade fez com que as empresas precisassem estar presentes na internet para manter seus negócios ativos.
Muitas pessoas perceberam a conveniência de adquirir serviços e produtos online.
Da mesma forma, as empresas e negócios começaram a aproveitar ainda mais os canais digitais para impulsionar suas vendas.
Por que os consumidores optam pelas compras online?
O comércio electrónico permite que as pessoas efectuem compras e vendas ao domicílio.
Actualmente, os consumidores estão cada vez mais inclinados a optar por esse tipo de comércio devido à sua praticidade, simplicidade e custo reduzido em comparação com o comércio tradicional.
Com essa dinâmica, as empresas procuram aproveitar as plataformas online para lucrar mais e melhorar a experiência de compra dos clientes.
Por isso, hoje em dia não é suficiente apenas ter vontade de fazer negócios, é essencial saber como e onde alcançar os potenciais clientes
Uma loja online pode ser um excelente canal de vendas para impulsionar o crescimento do seu negócio.
O que você ganha ao investir nas vendas online em Angola?
A internet é um verdadeiro centro de negócios, tanto para empreendedores iniciantes quanto para empresas pioneiras no mercado.
Atualmente, ninguém é pequeno demais para iniciar um negócio na internet.
Os fatores mencionados acima são mais do que suficientes para você também iniciar o seu próprio negócio ou migrar sua loja física para as vendas online.
Conclusão
Nunca mais viveremos em um mundo sem acesso à internet e soluções tecnológicas.
O comportamento dos consumidores tem mudado frequentemente, então como empreendedor/empresário esteja sempre atualizado dessas mudanças.
Hoje você pode aproveitar as novas tecnologias e serviços para oferecer melhores experiências de compra e segurança aos seus clientes.
Nunca se esqueça de que há tecnologia disponível para ajudar você a resolver uma variedade de problemas da sua empresa ou negócio.
Você também pode contar conosco para impulsionar o crescimento do seu negócio com as nossas soluções de comércio eletrónico.
Nossa equipe de especialistas está pronta para ajudá-lo a expandir e rentabilizar o seu negócio.