Não existem empreendedores sem espírito empreendedor.
O mundo entrou na onda do empreendedorismo, mas muitos de nós não temos espírito para empreender e ficamos pela vontade de poder ter sido mais um.
Se alguém tiver um negócio de sucesso, muito provavelmente, é um empreendedor, mas não é preciso tanto para que entremos no espírito.
Por isso, abaixo vou mostrar 3 passos indispensáveis para você começar a ser um empreendedor bem sucedido, pois assim como já falamos, é preciso ter o espírito empreendedor, independentemente do projecto, cargo, função ou estatuto que você tenha.
1- Descubra um problema.
Olhe a sua volta! De certeza que há problemas a resolver. Os seus, dos seus colegas, colaboradores, dos vizinhos, da comunidade. Não precisam ser, exactamente, problemas.
Existe algo que pode ser melhor do que é: uma tarefa, um modelo de arrumação, um processo, um procedimento, até mesmo, a passagem de informação entre as pessoas ou áreas de trabalho.
Várias coisas podem melhorar, basta prestar atenção a isso com esse espírito.
2- Crie uma solução.
Se olhou a sua volta, fez uma lista de problemas ou necessidades de melhoramento está na hora de criar um foco sobre algum deles e trabalhar na melhor solução possível.
O objectivo será sempre fazer com que o nível melhore e/ou o problema termine. Poderá ter de discutir a solução criada com mais pessoas para verificar se é a melhor possível, afinal, outros pontos de vista podem ser muito importantes para a solução criada por si.
3- Entre em acção.
Este é o ponto fulcral. O empreendedor é aquele que leva um projecto adiante. Ou seja, entra em acção para que o que foi identificado possa ser resolvido com a solução ou o melhoramento criados.
Se ficarmos, somente, pelos passos 1 e 2 seremos óptimos teóricos, mas não empreendedores. A maior parte das pessoas tem muitas ideias de negócios, e fazem várias análises do que está mal a sua volta, o que é bom, mas vemos muito poucas a tomar iniciativas e gerar mudança positiva.
Dica indispensável para você: Quando dissemos que deve olhar a sua volta estamos a falar, exactamente, a sua volta, ao que está ao seu lado e ao seu alcance.
Não comece com ideias muito acima do que faz todos os dias porque podem requerem um grau de entrega e conhecimento que não está habituado a usar.
Comece com as pequenas coisas para entrar no espírito do empreendedorismo e vá crescendo aos poucos, provavelmente, se tornará um empreendedor de sucesso.
Nos diz, esse conteúdo foi útil para si?