Você está preste a lançar uma grande campanha de marketing. Investiu tempo, dinheiro e esforço para atrair o máximo de potenciais clientes no seu website.
Entretanto, quando finalmente divulga sua campanha, algo inesperado acontece: seu site sai do ar. Em vez de encontrar sua oferta irresistível, seus clientes se deparam com uma página de erro. Esse cenário é assustador e infelizmente é comum.
Por que isso acontece? Quais são os motivos para o website sair do ar? Vamos explorar juntos os principais motivos para o website sair do ar e recomendar as melhores dicas que podem ajudar a resolver ou até prevenir esses problemas a fim de você evitar prejuízos no seu negócio.
Continue lendo para que seu site esteja sempre disponível quando os seus potenciais clientes mais precisam.
1. Problemas de Servidor
O seu site pode sair do ar se o fornecedor de hospedagem enfrentar problemas técnicos ou de manutenção.
Quando se deparar com um problema no seu servidor pode dar-se o caso que o seu fornecedor de hospedagem pode estar passando por falhas ou actualizações.
Neste caso é sempre recomendável que opte por um fornecedor de hospedagem confiável com bom uptime (se refere ao tempo em que um servidor permanece em funcionamento sem interrupções ou falhas).
Além disso, é altamente recomendável que você mantenha backups regulares do seu site e considere usar hospedagem em nuvem. Isso garante que, em caso de imprevistos, você tenha uma cópia segura e actualizada dos seus dados.
Dessa forma, seu site estará sempre disponível para seus clientes, mesmo diante de problemas inesperados.
Também é aconselhável verificar e corrigir os registros de DNS no painel do fornecedor de domínio.
2. Erros de Configuração do DNS
É fundamental que o desenvolvedor do seu site esteja atento aos mínimos detalhes no momento de configuração do Painel DNS.
Qualquer configuração mal feita nos servidores DNS podem impedir que os visitantes acessem seu website.
Por isso é obrigatório verificar se as configurações de DNS estão corretas e apontam para o servidor correto.
Após realizar alterações nas configurações de DNS, aguarde algumas horas para que as alterações se propaguem pela internet. Portanto, para melhor cuidado escolha um fornecedor de DNS confiável e mantenha seus registros DNS sempre actualizados.
3. Excesso de Tráfego e Sobrecarga do Servidor
O excesso de tráfego e a sobrecarga do servidor é certamente um dos principais motivos para o website sair do ar. Isto acontecem quando vários utilizadores tentam acessar o site ao mesmo tempo, e o servidor não consegue lidar com esse excesso.
Geralmente sobrecarga ocorre quando há promoções, lançamentos de novos serviços ou produtos levando o servidor ao seu limite.
Dicas que ajudam a solucionar ou prevenir a Sobrecarga do Servidor
- Utilize serviços de hospedagem escaláveis, como servidores dedicados ou hospedagem em nuvem, que podem aumentar a capacidade automaticamente durante picos de tráfego.
- Aumente a capacidade do seu servidor
- Optimize o código do website
- Utilizar um gestor de tráfego
4- Ataques Cibernéticos (DDoS, Malware)
Um ataque DDoS (Distributed Denial of Service) é parecido com um engarrafamento rodoviário, mas no mundo digital.
Pense num cenário em que você chama um carro de aplicativo, mas de repente, centenas de pessoas começam a fazer pedidos falsos ao mesmo tempo.
Isso sobrecarrega o sistema, e o aplicativo terá dificuldades em atender o seu pedido legítimo.
Igualmente, num ataque DDoS, vários dispositivos, controlados por piratas informáticos enviam um grande volume de pedidos falsos para um site ou servidor.
O objectivo é sobrecarregar o sistema com tantas solicitações que ele não consiga responder aos pedidos reais, resultando numa lentidão ou, no pior caso, o site deixa de funcionar temporariamente.
Técnicas que ajudam a solucionar ou prevenir Ataques Cibernético no site
A primeira coisa que você deve fazer é contactar o seu provedor de hospedagem. Eles precisam tomar as medidas necessárias para reduzir o impacto do ataque ou criar medidas rápidas para evitar que o ataque cause danos.
- Contrate um serviço de proteção DDoS para proteger seu site contra futuros ataques.
- Utilize firewalls específicos para web (WAF) e serviços anti-DDoS que bloqueiem acessos suspeitos e limitem tráfego malicioso.
- Realize backups frequentes do seu site para poder restaurá-lo em caso de problemas.
- Mantenha seu CMS, plugins, temas e servidor actualizados para corrigir vulnerabilidades.
- Utilize ferramentas de monitoramento para acompanhar o desempenho do seu site e identificar problemas em tempo real.
- Se você não se sentir confortável em resolver os problemas sozinho, contrate uma agência especialista em criação de websites.
5. Problemas de Código ou Erros de Software
Os bugs no código do site ou falhas nos plugins podem provocar problemas que dificultam o acesso ao site.
Pense numa situação em que você tem uma loja online e instala um plugin para facilitar os pagamentos. Se esse plugin tiver algum erro, pode bloquear a página de finalização de compra, o que impede os clientes de terminarem as suas compras.
Uma falha no código ou num plugin pode evitar que os utilizadores consigam usar o site como deve ser, resultando numa má experiência e até em perda de vendas dos seus produtos.
É como se uma loja física tivesse portas automáticas que por causa do defeito, deixassem de abrir. Isso impediria os clientes de entrarem para comprar os produtos.
A melhor forma de evitar que isso aconteça no seu site é realizar testes contínuos de código e manter uma rotina de revisão e correcção de bugs, usando ambientes de staging antes de implementar mudanças.
6. Certificados SSL Expirados ou Mal Configurados
Os Certificados SSL (Secure Sockets Layer) são fundamentais para garantir uma conexão segura entre o navegador do utilizador e o servidor do site utilizando criptografia para proteger os dados.
Quando um certificado SSL expira, o navegador exibe um aviso de que o site não é seguro, o que pode causar desconfiança e perda de tráfego.
É recomendável configurar alertas automáticos para renovação do SSL e utilize serviços que renovem automaticamente o certificado.
Saiba por que você precisa renovar o Certificados SSL do seu site
- A renovação SSL é mais do que uma questão técnica, é sobre a confiança que você transmiste passas aos visitantes.
- O SSL protege as informações dos utilizadores, como senhas e dados pessoais, garantindo que essas informações não sejam roubadas.
- Se o certificado expirar, o site pode mostrar um aviso de “não seguro”, o que vai assustar os clientes e afastá-los, porque ninguém deseja arriscar os seus dados num site inseguro.
- Mostra preocupação com a segurança dos utilizadores e a mantém a confiança no seu negócio. Evite deixar para depois, o certificado SSL garante que o seu site continue seguro e de confiança.
7. Falhas na Rede de Hospedagem
As falhas na rede de hospedagem também é um dos fortes motivos para o website sair do ar.
Essa falha ocorre quando o data center, que é o local onde o seu site está armazenado, tem problemas de conectividade. Isso pode ser comparado a uma falha de energia em sua casa.
Mesmo que você tenha todos os aparelhos disponíveis, se faltar a luz, nada funciona. Da mesma forma, se o data center onde o seu site está hospedado tiver problemas com a internet ou com os servidores, o site pode ficar offline, e ninguém conseguirá aceder.
Essas falhas são normalmente resolvidas pela empresa de hospedagem, mas é importante escolher uma hospedagem confiável para minimizar essas interrupções.
A melhor solução para evitar problemas com falhas na rede de hospedagem é escolher uma empresa de hospedagem confiável e de boa qualidade.
4 Dicas para escolher empresa provedora de hospedagem
1- Escolha um fornecedor de hospedagem de qualidade
Opta por uma empresa de hospedagem que tenha uma boa reputação e ofereça garantias de tempo de actividade, como 99.9% de disponibilidade. Isso significa que eles têm medidas para salvaguardar que o seu site esteja sempre online.
2- Verifique se possui o suporte ao cliente
Escolha um provedor que ofereça suporte técnico eficiente e disponível 24/7. Assim, se houver algum problema, você consegue receber ajuda rápida para resolver.
3- Opte por hospedagem em nuvem
A hospedagem em nuvem pode ser uma boa opção porque distribui o seu site por vários servidores. Se um servidor tiver problemas, outros servidores assumem a carga, reduzindo o risco de indisponibilidade.
4- Monitore o desempenho do site
Use ferramentas para monitorar o desempenho do seu site e receber alertas se algo estiver errado. Isso ajuda a identificar e corrigir problemas rapidamente.
Esses requisitos ajudam optar pela empresa que oferece o melhor serviço para sua necessidade. Além disso, também ajudam a garantir que o seu site esteja sempre disponível e a minimizar o impacto de qualquer problema com a rede de hospedagem.
8. Expiração do Domínio
O domínio é o endereço pelo qual os utilizadores acessam seu site.
Quando você deixa de renovar o domínio a tempo, o site fica inacessível. Geralmente isso acontece quando o proprietário esquece de pagar a renovação ou não percebe que o período de validade do domínio está prestes a expirar.
Infelizmente existem empresas que ficam com o domínio expirado e nem se quer se apercebem.
Por isso é melhor que você active a renovação automática com o seu fornecedor de domínios. Dessa forma, a renovação será processada automaticamente antes da expiração, desde que o método de pagamento esteja actualizado.
Disponibilize os dados de contacto actualizado ao fornecedor de domínios, especialmente o e-mail. Isso importante porque permite que você receba alertas de renovação e possíveis notificações sobre problemas com o pagamento.
9. Problemas de Cache
O cache é como uma memória temporária, guarda uma versão antiga do site para carregar mais rápido. Mas, se esse cache fica desatualizado ou corrompido, os visitantes não conseguem ver o conteúdo novo e actualizado.
Algumas vezes o seu site pode mostrar informações antigas ou erradas, mesmo que você já tenha actualizado tudo.
Para resolver isso, limpe o cache regularmente. Use também uma estratégia de cache adequada, como o uso de plugins de cache e de uma CDN. Dessa forma, o seu site mostra sempre o conteúdo certo, e os visitantes terão a melhor experiência possível.
10. Falta de Actualizações de Software e Segurança
Usar softwares desatualizados deixam seu site vulnerável a ataques e falhas. Por isso, mantenha o CMS (como WordPress), plugins, e outros softwares sempre actualizados, seguindo as práticas recomendadas de segurança.
Verifique se há actualizações de software pendentes e instale patches de segurança.
Garanta a Disponibilidade Constante do Seu Website
Como vimos, é essencial conhecer os principais motivos que fazem o website sair do ar para evitar prejuízos e garantir que o site esteja sempre disponív a fim de manter a credibilidade da sua empresa.
Ter um website hoje já não é suficiente. O seu site precisa ser dinâmico, responsivo e sempre disponível para os potenciais clientes acederem a qualquer momento.
Com uma boa manutenção e soluções adequadas, todos problemas descritos neste artigo podem ser resolvidos antes mesmo de acontecerem.
Se você precisa de um website robusto e sem surpresas desagradáveis, Fale connosco hoje e assegura o sucesso do seu negócio online!