No mundo do E-Commerce ou Comércio Electrónico, a entrega é o processo de transportar mercadorias ou encomendas de um local de origem (Loja) para um destino (Cliente), e existem diferentes tipos de entrega.
No contexto do comércio geral, a carga (bens físicos) é entregue principalmente por estradas, linhas férreas, rotas marítimas e aéreas.
O processo geral de entrega de mercadorias é conhecido como distribuição.
O estudo de processos efectivos para gestão e disposição de mercadorias e pessoal é chamado de logística.
As empresas que se especializam na entrega de produtos comerciais desde o ponto de produção ou armazenamento até o ponto de venda são geralmente conhecidas como distribuidoras.
Por outro lado, aquelas especializadas na entrega de mercadorias ao consumidor são conhecidas como serviços de entrega ou transportadoras.
Os serviços postais (Correios), de correio e de realocação também fornecem mercadorias para interesses comerciais e privados.
No presente artigo serão abordadas as principais formas e opções de entrega de bens físicos para uso numa plataforma de comércio electrónico (loja virtual) em Angola.
formas de entrega
Um dos maiores pilares de uma loja virtual e que também a diferencia em relação ao comércio tradicional é na entrega de seus produtos.
Além de ser imprescindível para uma loja virtual, a experiência de comprar um produto e recebê-lo em casa pode ser um atractivo para os novos clientes e também para os já existem.
E é exactamente por se tratar de um dos pilares de uma loja virtual, que o assunto deve ser tratado com a máxima atenção, para quem deseja começar um negócio no ramo do comércio electrónico.
Geralmente algumas das reclamações mais frequentes dos clientes são justamente sobre a entrega fora do prazo, ou até mesmo a não entrega de um produto.
Levemos o site brasileiro Reclame Aqui como exemplo, basta entrar e dar uma olhada no mesmo, e dá para ver muitos clientes insatisfeitos com a demora da entrega de um produto, que geralmente foi adquirido em uma loja virtual.
Em uma pequena pesquisa, é possível encontrar casos de atrasos de mais de um mês e também histórias das quais a transportadora sequer existia.
Quando um caso desses acontece, as consequências vão além da insatisfação do cliente: ele deixa de comprar em sua loja e ainda espalha o mau serviço nas redes sociais, em familiares e amigos.
Nesse caso, se você pensa em abrir uma loja virtual e deseja saber como fazer entregas eficientes no seu negócio, ou se ainda tem dúvidas de como seu produto pode ser melhor entregue ao cliente, leia abaixo as diversas formas de entrega e veja quais se adaptariam melhor a sua loja virtual:
1 – Levantamento dos produtos na loja.
Normalmente esta prática é efectuada por aqueles negócios que já possuem uma “loja física”, como por exemplo Kero, Deskontão, Bem Me Quer e Shoprite.
Fazer compras na Internet é bem prático, todavia, entre os custos de envio e os prazos de envio, nem sempre é ideal.
Recolher ou levantar os produtos na loja resolve os dois problemas: você faz o pedido em casa, evita os custos de envio e pode obter seu item quando quiser, e o prazo de levantamento depende das políticas da loja.
Vejamos o exemplo do Walmart, a maior rede de supermercados do mundo, e que também possui uma loja virtual, nesta mesma loja virtual, logo depois de você concluir sua compra, é enviado um email confirmando que seu pedido está pronto a ser levantado.
Para a maioria dos itens, isso geralmente ocorre dentro de quatro horas, excepto a encomendas feitas após as 18 horas, neste caso a mesma só estará pronta na manhã seguinte.
O Walmart também declara que você pode receber um SMS quando o seu pedido estiver pronto, digitando o seu número de telefone no acto de finalização da compra.
Se precisar que outra pessoa recolha sua compra, você também poderá adicioná-la no formulário de finalização da compra. Para concluir com o levantamento é necessário mostrar a confirmação por email e o documento de identidade com foto.
2 – Entrega com veículo próprio.
Entrega com veículo próprio, seja carro ou motorizada, oferece mais agilidade e comodidade ao consumidor, que recebe o produto antes e até mesmo no horário previamente combinado. Se você vai usar um carro ou uma moto, depende muito do tipo de produto que você pretende entregar.
É preciso, analisar os tipos de produtos comercializados pela loja virtual, bem como os locais em que se vai entregar, para verificar o que é mais viável para a loja. Depois disso, deverá criar opções de entrega e definir os custos para as mesmas.
[dt_quote type=”pullquote” layout=”left” font_size=”big” animation=”none” size=”1″]Tanto o levantamento dos produtos na loja, como a entrega com veículo próprio estão directamente relacionadas a localização das lojas e do cliente.[/dt_quote]
Essas opções geralmente têm sido usadas quando loja e o consumidor estão próximos, em geral na mesma região ou cidade.
Entre as vantagens para essas duas modalidades de entrega, destacam-se a redução de custos, agilidade e comodidade, tanto para quem vende, como para quem compra.
3 – Entrega com empresas transportadoras.
As empresas transportadoras podem ser uma opção para seu negócio, pois geralmente não usam regras de peso ou tamanho.
Transportadoras podem se tornar mais viáveis em relação ao custo e são indicadas no caso de mercadorias que não podem ser entregues com veículo próprio, devido ao tamanho, peso e até mesmo o tipo de produto, como substâncias corrosivas nocivas ou facilmente inflamáveis.
Neste caso, é importante ficar atento as regiões atendidas e aos preços praticados pela empresa.
Algumas empresas de transportadoras que operam em Angola:
Solvexpress, AngolaExpress, Afrilog, TK Speedy, DHL, FedEX e outras.
4 – Entrega alternativa.
Levando em conta a abrangência da loja virtual, para entregas dentro da própria cidade, por exemplo, hoje em dia usa-se muito os motoboys, que geralmente são profissionais independentes que cobram por entrega ou por intermédio de um contrato de prestação de serviços.
Todo produto entregue, independentemente de qualquer tipo de entrega escolhida, deve gerar uma ocorrência, ou seja, apresentar um protocolo para assinatura no momento da recepção para conhecimento e segurança da empresa e do cliente.
Porém, nem sempre a entrega é concluída, entre alguns motivos estão os destinatários inexistentes, endereço errado e não localizado e destinatário ausente.
Neste último, é comum ocorrer até três tentativas de entrega e, se todas não derem resultados, inicia-se o processo de devolução.
[dt_quote type=”pullquote” layout=”left” font_size=”big” animation=”none” size=”1″]Cabe a cada loja virtual, levar em conta os produtos que comercializa, regiões e prazos de entrega, além do custo, porém o mais importante neste caso é o cliente final receber o produto dentro do prazo estipulado, ficando assim satisfeito com a sua compra, e aumentando assim as probabilidades de voltar a comprar novamente.[/dt_quote]
As opções de envio de mercadoria numa loja virtual
Gerir suas opções de envio permite que você encante os clientes e mantenha os custos sob controle.
Olhe além das operadoras de grande nome e você encontrará um mundo de oportunidades para oferecer entrega no mesmo dia, entrega no dia seguinte ou entrega pontual e económica até mesmo para os itens maiores.
Nas grandes cidades, muitas vezes você encontra empresas locais de entregas e empresas que entregam mais rapidamente a seus clientes do que as grandes operadoras a preços muito competitivos.
As opções de envio abaixo estão mais associadas a forma como será cobrada a taxa de entrega ao cliente, e não na forma como será entregue o produto.
- Frete gratuito
- Taxa fixa e envio por tabela
- Taxas ao vivo de uma transportadora
- Estratégias mistas e alternativas
Factores a se ter em conta na hora de determinar o valor da entrega
Tamanho e peso do produto: qual é a diferença entre tamanho e peso?
Destinos de embarque: para onde você está enviando –– nacional ou internacionalmente?
Opções de envio: Quais são os melhores serviços de transporte ou transportadoras para suas necessidades exclusivas?
Futuramente faremos uma artigo a detalhar cada um dos pontos acima citados, pois possuem suas respectivas características.
Então, gostou ? Partilhe com seus amigos e quem sabe um deles irá criar a próxima Amazon1 .
1 Amazon é a maior loja virtual do mundo, seu CEO Jeff Bezos é um dos homens mais rico do mundo.